O Guia de Miguel Couto seria um típico guia de bairros não fosse por seu maior diferencial, o site. Diversos comerciantes de Nova Iguaçu - RJ tem se beneficiado tanto da publicidade impressa como da digital.
O Problema
O antigo site do Guia tinha limitações que de início não prejudicavam mas com o tempo cobraram seu preço. Com 84 anunciantes e mais de 550 fotos cadastradas o site demorava a carregar, não se adaptava para dispositivos móveis e possuía um sistema de gestão confuso. A lentidão e a ausência do formato mobile prejudicavam muito os resultados do site na busca do google, que era o maior veículo de acessos do site e as manutenções no site eram penosas para a equipe do Guia.
A Solução
A solução para o problema foi radical mas necessária. O site teve sua plataforma, arquitetura, funcionalidades e Design alterados.
Arquitetura da Informação
O site possuía um sistema de categorização para os anunciantes. Ela foi reorganizada e reduzida para que a navegação ficasse mais fácil. Foi ainda adicionado um segundo grupo de categorias para o Blog.
Redesign
Para que o site pudesse adaptar-se a dispositivos móveis foi necessário repensar toda a estrutura de páginas e a aparência, sem no entanto perder a identidade da Marca. O padrão de cores foi mantido bem como regiões importantes (destaque e promovidos).
Migração
O site funcionava com base no CMS joomla e foi alterado para o Drupal. Por meio do banco de dados foi possível realizar um processo de migração e assim todo o conteúdo do site antigo foi transferido para o novo com agilidade.
Recursos
Foram incluídas funcionalidades adicionais no site, algumas benéficas para os visitantes, como o "Fale com o Anunciante" que oferece um contato imediato entre anunciante e visitante, e outras para a equipe do Guia, como os sistemas de gerenciamento de contatos, anunciantes, banners e de notícias. Outros recursos notáveis são:
- Integração do site com o Facebook
- Anúncios do Google (Adsense)
- Análise de performance do site (via google analytics)
Conclusão
O serviço não foi simples e levou dois meses para ser concluído. No entanto o benefício foi grande pois o número de visitas pela busca orgânica aumentou assim como o de anunciantes. Com uma gestão mais ágil a equipe do Guia fica livre para outras atividades.